terça-feira, 14 de maio de 2013

Vocês conhecem o CEMUCAM?

Saudações amigos,


Sabe aquele momento em que você quer ir muito acampar, mas está sem tempo, sem grana, ou com outras prioridades que o impedem de juntar toda a "tralha" e seguir para o camping mais próximo? Pois é, quem nunca passou por isso pode se considerar com sorte! Nós "Os Malas Prontas" quando não podemos ir acampar, gostamos de fazer pic-nic com a família (abstinência de acampar dá nisso...rsrs).



Nós queremos apresentar para vocês, que assim como nós sofrem com longos períodos sem acampar, o Parque CEMUCAM.


História

O Cemucam (Centro Municipal de Campismo) foi fundado em 1968 com o objetivo de divulgar o campismo e atender os grupos de escoteiros e para atividades de natureza recreativo-educacional. O administrador do Cemucam (Leandro) explica que a atividade de acampamento foi extinta logo que um decreto tornou o Cemucam um parque. “Nada impede que façamos eventos esporádicos nesse sentido, a ideia me agrada”, diz.



Dami, Deda (mãe do Dami), Mel, Robson e Clarice (irmão e mãe da Nanda)

Mel e Nanda

Mel e Nanda



"O Cemucam é um dos lugares que mais me fazem bem no mundo. Muitas e muitas vezes, vou até lá, para respirar um pouco, dar um tempo nessa loucura que virou a vida. O Cemucam acolhe a gente, com seus silêncios, com suas árvores, com seus insetos e pássaros.

É uma pena que não se pode mais acampar por lá". 







Apesar de pertencer à cidade de São Paulo, o parque Cemucam é patrimônio de Cotia e faz parte da história de seus moradores. É um parque enorme, são 500 mil m² de muito verde, ideal para caminhadas, piqueniques e passeios com crianças, pois lugar para brincar e correr não falta. É uma ótima opção nessas férias.



O parque é antigo e fica na Granja Viana, mas muitas pessoas, principalmente as que acabaram de chegar por aqui, ainda não conhecem.












Infraestrutura



Quiosques e churrasqueiras, campo de futebol, ciclovia, bicicletário, pista de cooper, trilhas de vários tipos (terra batida, grama, etc.), bosque, gramado para piquenique, playgrounds, quadra poliesportiva e sanitários (que estão sempre limpos). Antigo casarão com grande varanda coberta que comporta atividades para cerca de 200 pessoas, com grande salão para eventos. Também existe um viveiro municipal, o Harry Blossfeld (antigo Viveiro de Cotia), que fornece espécies para o “Programa de Arborização da Prefeitura”. Há uma "inusitada" pista para pouso de pequenas aeronaves/helicópteros, mas está desativada, segundo informações obtidas no local. 


Entrada para a área das churrasqueiras

sanitários espalhados pelo parque

estacionamento dentro do parque (gratuito)

Estacionamento

Quadra Poliesportiva

Playground (Vários pelo Parque)

Uma das trilhas do Parque



Pista de Aeromodelismo (desativada)

Casarão para eventos para até 200 pessoas


Casarão para eventos para até 200 pessoas



Para cuidar de toda essa infraestrutura, o parque conta com 47 funcionários. 

Mais de 100 pessoas visitam o parque em dias de semana e aos finais de semana cerca de quatro mil pessoas passam pelo Cemucam. 


Viveiro

Muitos não sabem, mas em uma grande área a parte, funciona o Viveiro Harry Blossfeld, que produz principalmente espécies de palmeiras e árvores nativas da Mata Atlântica para serem replantadas em território paulistano. A área em que está situado o viveiro mede cerca de 500 mil metros quadrados, uma parte dessa área é de reserva ambiental. O viveiro tem administração independente do Cemucam e é uma área fechada. 




Fauna e Flora

O Cemucam tem fauna e flora muito ricas, são diversas espécies de plantas e animais que encontram refúgio no local. A vegetação do parque é composta predominantemente por remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques e gramados, além do viveiro. Mais de 200 espécies de plantas foram encontradas no parque incluindo espécies ameaçadas de extinção como o pau-brasil. Cerca de 120 espécies de animais encontram seu habitat no local, algumas ameaçadas de extinção. 








Novos projetos para o Cemucam


Leandro Bondar assumiu a administração do parque há pouco tempo e pretende aproveitar o potencial do Cemucam. Sua ideia é implantar educação ambiental, coleta seletiva, eventos culturais e realizar a reforma dos casarões. Atualmente oficinas de jardinagem com enfoque em temas ambientais são ministradas no parque. Segundo Leandro, um roteiro de educação ambiental está sendo desenvolvido para que sejam realizadas visitas monitoradas. O roteiro incluirá o Viveiro e será destinado principalmente para escolas e visitas agendadas.

Uma pista de cooper esta sendo planejada. “Posso adiantar que já concluímos o estudo, a pista terá 2,4 km. Pretendemos sinalizá-la inclusive com placas de metragem”.

Leandro também organizou o circuito de Mountain Bike. Segundo ele, o percurso foi projetado de modo a percorrer as áreas externas e possui extensão de 7 km “isso só foi possível devido a um acordo com o Viveiro ”.
Para os amantes do esporte, o administrador explica que a utilização do circuito é livre, mas que vale ressaltar que o Mountain Bike é um esporte que exige habilidade do praticante e o circuito possui uma dificuldade de nível médio. “O uso de capacete é fundamental”. 



Vale a pena:

  • Caminhar e/ou correr pelas trilhas existentes, que têm vários aclives e declives e trechos de terra adentrando a "mata fechada"; 
  • Percorrer as ciclovias disponíveis, que mesclam tipos diferentes de terrenos/pisos, são uma atração especial para os adeptos do uso de bicicletas (já teve várias competições oficiais de "mountain bike" no local) 
  • Fazer visita monitorada ao Viveiro Municipal Harry Blossfeld (2a. a 6a. feira das 7 às 16h). As visitas têm que ser agendadas previamente pelo telefone 4702-4395.

    Parque Cemucam - Fone: (11) 4702-2126.
    Rua Mesopotâmia, s/nº
    Jardim Passárgada - Cotia.
    (altura do km 24,5 da Raposo Tavares - sentido São Paulo).

    Horário de funcionamento é das 07:00hs às 18:00hs.
    Entrada Gratuita, estacionamento gratuito e dentro do parque.

    Abraços,
    Os Malas Prontas.

    Fontes: Jornal D'Aqui e Áreas Verdes da Cidade. 

    8 comentários:

    1. Olá pessoal. Ótima dica! O local é realmente muito bonito. Uma pena não estar ativo ao camping, mas ainda assim, vale a pena como uma ótima opção de lazer.
      Grande abraço.

      ResponderExcluir
    2. Olá,

      Realmente o CEMUCAM é um ótimo lugar para conhecer.

      Abraços,

      Os Malas Prontas.

      ResponderExcluir
    3. Olá amigos! Como vão as coisas por aí?! Então, tem um feriadão vindo aí...Já estão com as "malas prontas"? Risos...Um grande abraço à vocês.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá amigo!

        Ficar de "Malas Prontas" nesse frio nem pensar...rsrsrs...

        Feriadão e frio = família reunida em casa jogando video-game e vendo filmes com direito a cobertores e pipoca...rsrsrs...

        Abraços,

        Os Malas Prontas. (exceto no inverno...rsrs)

        Excluir
    4. Conhecendo o blog !
      Aqui em casa também somos assim... quando começa a dar crise de abstinência da barraca temos pelo menos que fazer um picnic :)
      Achei lindo esse parque. Não conhecia. E fica perto de Sampa... muito bom !
      Outro lugar lindo que perdemos espaço para o campismo foi a Floresta Ipanema, em Iperó. Tomara que um dia esses espaços voltem a abrir para o campismo.
      Saudações campistas !
      Lys

      ResponderExcluir
    5. Olá Lys, obrigada pela visita em nosso blog!
      Realmente é uma pena não podermos mais acampar nesses lugares lindos e tão próximos de onde moramos, mas o importante é não deixarmos a peteca cair e sempre incentivar o campismo e o contato direto com a natureza para nossos filhos e assim contribuir para uma melhor conscientização de que devemos cuidar ainda mais da natureza que nos proporciona momentos inesquecíveis, seja acampando, fazendo um pic-nic, outras atividades.

      Abraços,

      Os Malas prontas.

      ResponderExcluir
    6. Ainda hj continua sendo um parque maravilhoso e bem cuidado, porem pouco movimentado, durante a semana é praticamente vazio perfeito para aproveitar o melhor da natureza, e agora tem Trilha de Mountain Bike, para os mais hardcore vale a visita com certeza

      ResponderExcluir
    7. Sou campista da década de 80 !!! Listei certa época, cerca de 60 sessenta pessoas diversas e nas diversas vezes por anos que lá acampei !! É um contra senso manter-se no nome do parque a palavra Campismo, saudosa atividade e destinação ímpar deste maravilhoso parque. Campismo hoje ignorado as custas da inércia e desdém do poder público !!! Os saudosos sabem do que falo. Meus filhos e netos foram privados e privados ainda são da atividade campista no local mais próximo desta Capital, que muito impulsionou o campismo deste país inclusive. A imprensa deveria divulgar o uso indevido da palavra Campismo no nome do parque ou o retorno da atividade campismo, razão ímpar do parque. Lutemos pelo retorno do Campismo ao Cemucam !!!

      ResponderExcluir